Porcentagem

 Porcentagem

Porcentagem ou percentagem é usada para calcular descontos, acréscimo de preços, quantidade, números, lucros, etc.

O nome tem origem do latim (per centum) e quer dizer por cento, ou seja, uma razão de base 100. É frequentemente utilizado para cálculos de transações comerciais.

Um dos assuntos que caem em vestibulares, dos mais concorridos aos menos concorridos do país, também aparece frequentemente em questões do ENEM.

Além disso, sempre vimos nos telejornais notícias relacionadas, por exemplo: “O preço da gasolina aumentou 10%”.

Podemos perceber como a porcentagem está presente na nossa vida. Descontos em lojas, promoções na internet, dificilmente você vai se livrar do assunto.

Entender porcentagem é fundamental para o dia a dia. Se você for a um posto de combustível abastecer seu carro após ouvi na televisão que a gasolina teve tantos por cento de aumento e, digamos que seu carro seja flex, então você para e pensa: “devo abastecer com álcool ou gasolina? Quantos por cento devo abastecer de álcool ou gasolina?”.

São problemas como esse que nos deparamos e percebemos que a porcentagem é muito importante em nossa vida.

Definição de porcentagem

Ao número p associamos a razão , ou seja, tomamos p partes de um todo que foi dividido em 100 partes iguais.

Exemplos resolvidos de porcentagem

Calcule 20% de 500

20% é o mesmo que escrevermos 

20% de 500 =  

Coloque na forma percentual.

Logo,  

Colocar 30% na forma unitária

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *